헤적서히
후보
譴累
시희와 유‘·
어 길全쉈나七· ’아-’스=꼬스』교수는. 느ㅓ·라혔 현염 세규제도 는 세규이 60콩쥬쎄 당하는 데. ㅈ》恪」이 선냉9겯회에 진불 히면 새금9i 임읜화 즉 각 종 세큼욧 하니르‘.묶어 국P」 콤욤 세금 지목으로 부땜」 翩 방시키는 법안꿎 체춈하겄 다. 고 기외읕 토했다
1 때외국 비하1 히바
새규 창뮤가 헐팝아 세금 공 시대르 대벼되뇬 현대에 용히여 卄아가뇬 시w으도.
는 선舜 이혜가 '枋!: 않지 세긁요】 임씨`.ㅏ 공아〔公
約)이 더무니없는 정치공익 (오的」이라고치부하기에는 그가 겪제하자로서의 비증이
『미므za쇼신뜨라j GV검제합 교수
수도 재직하고 읖 소걔했다1
있다.고 자신
“세금종류하나로 통합해야” 하원선거에 나선 『마르꼬스씬뜨라』교수
험재 세인으로
鍔
【적자)이
翕螺
정도 인테. 이
넌 니U이 여히신 못예
지낚 87녑부터 卄리-9. 비드가스냇( 재입. 19蠱2‘쎄出 ㅗ
4녀간제 히찬으호
뇬 1.조새 행정 시행차오9$
卜 퓌요이쟝으St
정치에 힙쭈힌 그논 주 1희 Polba de & Pauloc샐검졔 캄텀욤 쓰고 있논데, ’한국 이 모버적 자본주외 겅체 꾸. 가로 부솨하.고 있는데 대혀 놘심과 騫이츄 7『지고있으 여· 브라짚묜· 한쿠, 경재튠 배위야 히‘}..고꾸장탰다. . G.V * 自uq히8 여익이
너무 크나논 느끽이 큰다 그례서 ’아H꾜스 주」뜨라』 교수 l시의흰)에게 새규 임 핀꽈 구蔘袗1 요체外 서어緇
당라고 꾸꾼혔나. ‘세규 수1竅I펴논
。匕스톈ttl나어[서도시뱅한 바 있는 메. 즉 돈을 지블하 는 쪽과 밧는 쪽이 각각 거 래가 땅생항 때이다. 1懸씩새금으로 내는 것닐이라고
2). 정부기구가퓌 거인효峰과고 혔눋
힌솽으쿄
쑈이룀다 츠E. 3).새정적자톰 해걸.} 는 냉볍이 잦못 된 것 꽁욜 a 2` O】r1
'o}르꼬스』다
교수는 섬형뾰
의 4루醫새오
자규 또는 시이파 4,
급지도」어 있기 때운허댜
주요1
자본
현.뙈화 이념이나 청마
」醜매 있乙干 시헤
谷 싱천하기위톄 정치에 뛰
긍욜
믄’행에서오Ii광고『후.1舟 2十각 1%싹거워섶인 정부와 주 또는 市가
緡譴 uI楓翁·’
외뵐孀漲’ 緇뿅』I을lㅏ豊보는7盼 그 치유빙법온 후 달 : 정부의 재정적자가
개선책으로논 우선. 쇼후 생복치 체도큔 걔선히」의 쇼 재정적자름 쟤선하기 휘혀 무더대고 화때튠 찍어내는 방떱읖 지앙혀아 힌다. 운 : 브라질의 교육저l도7『 낙후도1었다뇬 펑기에 대배서 는…9
당 : 莎체兌Y님적으로니쁘다고 지적하뇬 것은 모 순이다. 다안 교욕에 대힌 국인의 시이 부즉히다고 헤서항 수 있다. 헌재 ‘브라침尸· 국가섀정의 20 -25%튠 교섭수계 부지하고1 있는 에 이는 새례저으g. 기장 높묜 수겻인 것으로 알 고 있다. 汁룐교욕자이며 정치인으 도·서 자녀교육에 대한 국민 鵑8浬鞭“ w.asuaa
쎄예배
Tradução para o português brasileiro:
Imposto Único e Salários
MARCOS C.C. ALBUQUERQUE
A maioria dos trabalhadores sofre recolhimentos na fonte e o empregador e o empregado sofrem desconto de 1%, e não dos 10% no Imposto Único sobre Transações (IUT) a cada dia que passa se torna uma alternativa mais real para corrigir as mazelas do sistema tributário brasileiro. O IUT prevê a eliminação de todos os impostos arrecadatórios e sua substituição por apenas um imposto, que será cobrado de todos que efetuam transações através do sistema bancário.
Cada cheque, ordem de pagamento, operação online, cobrança automática ou qualquer outro lançamento na conta corrente dos clientes dos bancos será tributado em 1% para quem paga e 1% para quem recebe o pagamento.
Com isso, será arrecadado o mesmo montante que atualmente é recolhido ao fisco, através de cerca de quinze impostos e de uma estrutura cara, burocratizada, ineficiente e, sobretudo, injusta.
São várias as vantagens do imposto único, um sistema tributário revolucionário e ao mesmo tempo eficiente e ágil: economicidade, transparência, automaticidade, desburocratização. Além disso, a brutal simplicidade do IUT permite a liberação de recursos materiais e humanos que hoje são utilizados na absurda complexidade e ineficiência da atual estrutura de arrecadação e fiscalização de impostos no Brasil para investimentos na geração de empregos e na produção de bens e serviços para a população.
Toda a sociedade será beneficiada com este tributo. Menos os sonegadores, os corruptos e aqueles que se recusam a pagar impostos.
Cabe lembrar que, enquanto muitos não cumprem suas obrigações para com o fisco, o assalariado, o trabalhador de classe média, será o maior interessado na implantação do IUT.
Hoje, o trabalhador sofre retenção de 8% a 10% na fonte como contribuição ao INSS. Sofre, ainda, a retenção do imposto de renda na fonte, com até 35%, se recebe acima dos limites de isenção.
Este quadro ainda poderá ser agravado, caso o governo consiga aprovar o seu projeto de reforma fiscal. Ele prevê a uniformização da contribuição do empregado em 10%, e a redução dos tetos de isenção das atuais mil UFIRS para 500 ou para 750 UFIRS. Como resultado, o trabalhador de baixa renda passará a arcar com grande elevação do imposto de renda na pessoa física.
Com o IUT, o imposto de renda e as contribuições sociais para o INSS serão extintos. O salário ajustado entre o empregador e o empregado será recebido sem as atuais alíquotas de 15%, 26,6% ou de 35%, como acontece agora.
Esta melhoria no poder de compra do assalariado poderá ser ainda maior se o empregador repassar aos seus funcionários os quase 30% de suas folhas de pagamento, que deixarão de ser recolhidos como contribuições sociais.
Mais significativo ainda é que, com o IUT, a carga tributária da maior parte dos produtos consumidos pela classe trabalhadora sofrerá enorme redução.
Os preços dos produtos adquiridos pelo trabalhador médio no Brasil contêm cerca de 45% de seu valor compostos de impostos. Estima-se que, com o IUT, o imposto embutido no preço das mercadorias caia para cerca de 10%.
Portanto, com uma elevação de salários reais de cerca de 50% e com queda nos preços de cerca de 35%, o poder aquisitivo da massa assalariada no Brasil mais do que dobrará. Ao mesmo tempo, as margens dos empresários não sofrerão redução, e a arrecadação pública será mantida nos mesmos patamares atuais.
O Imposto Único pode ser a solução para o atual conflito de interesses entre assalariados, empresários e governo. Trata-se de uma saída para os impasses que jogaram o País em sua mais profunda crise econômica dos últimos 50 anos.
Exceto os corruptos, os sonegadores e os burocratas mal-intencionados, todos sairão ganhando com o Imposto Único.
MARCOS CINTRA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE é vereador pelo PL de São Paulo, professor da FGV e Ph.D em economia pela Universidade de Harvard dos Estados Unidos.
Publicado no Diário Dong (em Coreano).