top of page
  • Marcos Cintra

10 anos da operação Lava Jato


Já se passaram dez anos desde que a Lava Jato começou. Foi um procedimento que revelou ao mundo um dos maiores esquemas de corrupção sistêmica em qualquer governo. Foram indiciados, julgados e condenados vários personagens.


A maior parte deles confessos, que chegaram inclusive a devolver recursos e a efetuar em delações premiadas, que resultaram na punição de muitos. E fizeram o povo brasileiro acreditar que, finalmente, a corrupção poderia ser extirpada do nosso país. Não é que, de repente, por uma tecnicalidade que, para um leigo, é inclusive irrelevante, todo esse processo foi jogado no lixo e foi neutralizado.


Um procedimento que durou anos, que foi julgado, condenado e observado pelas três instâncias do nosso Poder Judiciário, inclusive pelo próprio Supremo Tribunal Federal. Subitamente, por ordem e por determinação da mais alta corte brasileira, todo esse castelo ruiu a partir de uma tecnicalidade sobre competência ou não de determinado juiz julgar o imporesto àquela pessoa. Resultado, estão todos hoje livres, estão praticamente todos exercendo os seus direitos políticos, exercendo as suas atividades públicas e o brasileiro não está hoje comemorando dez anos desse processo, mas sim lamentando o enterro de um projeto que nos deu lá atrás uma esperança de construir um Brasil melhor e de fazer com que todo o nosso potencial pudesse de fato ser realizado.


Triste que uma questão acessória, como esse detalhe técnico, tenha posto a perder todo o essencial, ou seja, a descoberta do maior escândalo de corrupção no Brasil.


コメント


Topo
bottom of page