top of page
  • Marcos Cintra - Folha de S.Paulo

A lição de Robert Lucas

A concessão do Nobel de Economia a Robert Lucas é merecida. O professor de Chicago transmitiu duas mensagens fundamentais. A primeira é a falência do keynesianismo. Nos anos 60 e 70, os governos eram hiperativos no uso de políticas monetárias e fiscais. Logo surgiu a crise geral de estagflação, uma mistura perversa de inflação, recessão e desemprego.


Lucas demonstrou, na Teoria das Expectativas Racionais, que os agentes econômicos não se deixam enganar pela política econômica conjuntural e que somente alterações estruturais são capazes de gerar crescimento econômico e estabilidade permanentes.


A segunda mensagem é que o desenvolvimento econômico não surge do voluntarismo dos burocratas ou formuladores de política econômica, mas de elementos que dão sustentação à moderna produção capitalista, como o conhecimento humano.


O trabalho de Lucas confirma as palavras de J. Rauche, quando, referindo-se ao Japão, diz que não foram as políticas macroeconômicas que geraram prosperidade. "O que deu certo é o que funciona em qualquer lugar: honestidade, educação, amor à poupança, direito à propriedade, sacrifício para o futuro e famílias sólidas, que cuidam bem de suas crianças".


Lucas tem estudado a tecnologia e a educação nas modernas teorias de crescimento. Isso deixa uma mensagem trágica para o Brasil, que desvaloriza a educação, como pode ser comprovado pelos dados de estudo de Teixeira, da FGV: seis milhões de brasileiros em idade escolar não conseguem a alfabetização; programas para adultos estão em declínio, apesar dos 33 milhões de analfabetos; a proporção da força de trabalho com ensino fundamental completo caiu de 45%, em 1976, para 40% hoje; nove milhões de chefes de família não têm nenhuma instrução.


O governo ignora a experiência dos países que investiram em educação e estudos do Banco Mundial que mostram que, para cada aumento de 1% no tempo de escolaridade da força de trabalho, a produtividade cresce 4% em um ano.


Quem quiser colaborar com a 1ª Maratona do Livro, doando livros usados ou novos para escolas públicas de São Paulo, deve ligar para 263-0147.


Robert Lucas e a educação brasileira agradecem.




MARCOS CINTRA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE, 50 anos, doutor em Economia pela Universidade de Harvard (EUA), é vereador da cidade de São Paulo pelo PL e professor titular da Fundação Getulio Vargas (SP). Foi secretário do Planejamento e de Privatização e Parceria do Município de São Paulo na administração de Paulo Maluf.

Topo
bottom of page