top of page
  • Marcos Cintra - Folha de S.Paulo

Não ao imobilismo

Extra, extra! A primeira reforma está a caminho!!! A churrasqueira do palácio.


Assistimos perplexos ao imobilismo do governo federal. Lembro ao leitor que pouco antes da reforma monetária, a única que realmente ocorreu, o então ministro FHC ficou rouco de tanto enfatizar que o sucesso do Real dependia exclusivamente das reformas estruturais.


Entretanto, o que testemunhamos é a manutenção do Plano Real através da ancoragem cambial e de uma taxa de juros que, em pouco tempo, poderá levar o governo a impor mais uma medida drástica, nos moldes do confisco do governo Collor. Sem mencionar o aumento do desemprego e a estagnação econômica que ameaçam transformar o país em um barril de pólvora prestes a explodir.


Desde 1990, estamos lutando por uma verdadeira reforma tributária, que transforme o atual sistema caótico, desorganizado e injusto. No entanto, estou cada vez mais preocupado com o futuro do Real, que, com todo o mérito, estabilizou a moeda e trouxe de volta a esperança para todos nós.


Está na hora de deixarmos os discursos de lado e iniciarmos uma cruzada pelas reformas. Não podemos mais suportar tanto imobilismo, indecisão e falta de coragem. Os recentes episódios de massacres, fome e desemprego não permitem mais conversa fiada. A situação é urgente, porque se deixarmos escapar a oportunidade trazida pela reforma monetária, não saberemos quando poderemos retomar tal situação.


A cada dia, a situação piora. Se, por questões puramente políticas, não nos mobilizarmos pelas reformas, veremos o Plano Real desmoronar, como carvão em uma churrasqueira desativada.


Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque, 50 anos, doutor em Economia pela Universidade de Harvard (EUA), é vereador da cidade de São Paulo pelo PL e professor titular da Fundação Getulio Vargas (SP). Foi secretário do Planejamento e de Privatização e Parceria do Município de São Paulo na administração Paulo Maluf.

Topo
bottom of page