top of page
  • Marcos Cintra

A Previdência pode quebrar o país

A Previdência pode quebrar o país, e pouco tem sido feito para sanar este problema.


Ministro Lupi, olhe o que está acontecendo na França!! Nosso sistema, quase universal e de repartição, depende de impostos incidentes sobre o trabalhador e o empregador (o que é um absurdo quando se deseja tirar milhões da pobreza e do desemprego).


Trabalho formal está caindo, e idade da população subindo. Haverá um déficit na seguridade em 2023 de mais de R$250 bilhões, apesar da arrecadação dos trabalhadores, empregados, e dos recursos da Cofins e da CSLL, próxima de R$ 1 trilhão. É surpreendente que não se fale com seriedade neste assunto nas propostas de Reforma Tributária.


A reforma da previdência de 2019 restringiu benefícios, mas pouco fez para propor um novo modelo de financiamento do sistema. A questão é tributária, e está sendo ignorada. Há um projeto em gestação na Câmara dos Deputados, a PEC do Emprego, que vai abordar o tema, e que vai recuperar proposta da Comissão Executiva da Reforma Fiscal de 1992, e que foi ignorada por ter estimulado FHC a criar o famigerado IPMF/ CPMF. Está mais do que na hora de tratar esse tema com a seriedade e profundidade que ele merece.

Comments


Topo
bottom of page