top of page
  • Marcos Cintra

Live: Como gerar renda no mundo que já mudou

O Instituto de Inovação e Governança, ÍNDIGO, realiza o 1º Ciclo de Diálogos Públicos, entre 16 e 20/8, sempre às 18h. Os eventos suprapartidários têm a finalidade de dialogar sobre as grandes questões da atualidade que, se bem respondidas pela nossa sociedade, levarão o Brasil ao próximo patamar de evolução.


Neste 1º Ciclo os Diálogos estarão voltados às temáticas de segurança humana, ensino/educação, economia, emprego, segurança pública e proteção social.


Essa troca de ideias com grandes especialistas, será a partida para o desenvolvimento de propostas para o BRASIL que queremos e vamos CONSTRUIR nos próximos anos: um BRASIL MELHOR!



20/08/2021 – 18h – Mesa Redonda 5



Expositor – Prof. José Pastore: Doutor Honoris Causa em Ciência pela University of Wisconsin, Madson, Wisconsin, USA (1989). Professor Titular pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (1977). Ph. D. em Sociologia pela University of Wisconsin, Madson, Wisconsin, USA (1968). Mestre em Ciências Sociais pela Escola Pós-Graduada de Sociologia e Política de São Paulo (1963). Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1961). Especializado em Pesquisa, Ensino e Consultoria nas Áreas de Relações do Trabalho, Emprego, Recursos Humanos e Desenvolvimento Institucional. Já ocupou vários cargos nacionais e internacionais, tendo sido inclusive Membro do Conselho de Administração da OIT (1990-91). É autor de diversos livros e artigos sendo um dos mais recentes “Trabalhar custa caro”.

Debatedor 1 – André Perfeito: é economista formado pela PUC/SP e mestre em Economia Política pela mesma instituição onde lecionou no departamento de economia da PUC/SP ao longo de 2010 como professor convidado. Com especialização em econometria pela FIPE faz projeções para os principais agregados econômicos tendo conquistado prêmios pela sua precisão (TOP 5 Banco Central do Brasil, Projeções Agência Estado e terminal Bloomberg). É Economista-Chefe e head da área de research da Necton onde exerce função de economista sell side fazendo a ponte com os clientes institucionais e pessoas físicas elaborando relatórios e projeções. Como economista-chefe também faz o contato institucional da corretora com o Banco Central do Brasil bem como o Ministério da Fazenda. Como economista é constantemente demandado pela mídia especializada e em geral para emitir opinião sobre os mais diversos assuntos tendo artigos publicados nos maiores jornais e revistas do país. Foi eleito economista-chefe do ano pela Ordem dos Economista do Brasil, o mais jovem a receber este prêmio. Viaja o país dando palestras para as mais variadas audiências.

Debatedor 2 – Rafael Minatogawa: economista formado pela Unesp, com formação complementar na Selkirk College, Canadá. Desde 2019 atua como chefe de gabinete do Deputado Kim Kataguiri, na Câmara dos Deputados.

Participação Especial – Marcos Cintra: Economista. Obteve quatro títulos superiores pela Universidade de Harvard (EUA): Bacharel em Economia (B.A cum laude, 1968), Mestre em Planejamento Regional (M.R.P., 1972), Mestre em Economia (M.A., 1974) e Doutor em Economia (Ph.D.,1985). É professor-titular da Escola de Administração de Empresas de São Paulo – EAESP/FGV, onde ingressou mediante concurso público em 1969. É professor de microeconomia, macroeconomia, finanças públicas, economia agrícola e desenvolvimento econômico nos cursos de Administração de Empresas e de Administração Pública da FGV. Foi chefe do Departamento de Economia da EAESP/FGV entre 1985 e 1987, e diretor da instituição de 1987 a 1991, quando introduziu os cursos de mestrado e doutorado em Economia de Empresas. Autor de diversos livros sobre finanças públicas, teoria econômica e economia agrícola, no Brasil e no exterior.​ Foi vereador em São Paulo – 1993/1996 e 2008/2013, deputado federal 1998/2003. Ocupou diversos cargos de Secretário nas Prefeituras de São Paulo e São Bernardo do Campo/SP de 2003 a 2006. Foi presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) 2016/2018, Secretário Especial da Receita Federal – 2019 e Vice-presidente e diretor administrativo do Instituto INDIGO.

Convidados Especiais:

Alceu Moreira: Foi vereador, vice-prefeito e prefeito reeleito da cidade de de Osório/RS; presidente da FAMURS; deputado estadual reeleito e presidente da Assembleia Legislativa do RS. Também foi secretário de Estado da Habitação no RS. Atualmente é deputado federal reeleito para o terceiro mandato (2011/23), além de ser Presidente do MDB no RS e Presidente da Fundação Ulysses Guimarães.

José Fogaça: formado em direito pela PUC-RS. Foi prefeito de Porto Alegre, deputado estadual, deputado federal e senador pelo RS. Atualmente é Presidente do Conselho Editorial da Fundação Ulysses Guimarães. Também tem veia artística, é cantor e compositor de músicas famosas no sul do Brasil.

Lelo Coimbra: sanitarista. Foi deputado estadual e federal. Atualmente é Presidente do Conselho Editorial da Fundação Ulysses Guimarães.

Topo
bottom of page