top of page

OPINIÃO
DE ESPECIALISTAS

Imposto Único Federal
ROBERTO CAMPOS

ROBERTO CAMPOS

"Minha posição sobre o assunto sempre foi clara. Considero que o Imposto Único é o mais moderno e econômico instrumento de arrecadação."

"A estrutura clássica de impostos, à qual aferramos, é uma curiosa relíquia artesanal na era eletrônica."

"Não tenho o menor respeito pela sabedoria convencional que entroniza, como indispensável, os impostos clássicos, tais como o sobre a renda e o imposto sobre valor agregado na circulação de mercadorias. São ambos insuportavelmente obsoletos."

"O imposto bom não é o imposto velho nem o imposto clássico. Imposto bom é o imposto insonegável e de cobrança automatizada. Qualquer imposto sonegável, é socialmente injusto. E se a cobrança depende de documentos declaratórios, torna-se um desperdício. A automaticidade e a insonegabilidade são precisamente as características do chamado Imposto Único."

"Infelizmente, a metodologia simplificadora do imposto único foi desmoralizada pelo fato de ter o governo por duas vezes – no caso do IPMF (1993) e da CPMF (1996) – aproveitado a metodologia automática do imposto sem lhe absorver a ideologia simplificadora."

"Trata-se de um instrumento sofisticado que se tornou grosseiro pelo mau uso, como se um florete de esgrima fosse utilizado para cortar grama".

IVES GANDRA DA SILVA MARTINS

IVES GANDRA DA SILVA MARTINS

"Se o Imposto Único de Marcos Cintra carrear para as burras estatais…o mesmo nível de rendas que o tresloucado elenco atual, o que se deve fazer é …aprová-lo".

MARIA CONCEIÇÃO TAVARES

MARIA CONCEIÇÃO TAVARES

"As transações financeiras constituem uma das poucas bases potenciais de arrecadação futura na qual é possível ancorar o aumento da receita pública sem penalizar os setores produtivos e os segmentos sociais…

A circulação financeira é uma base de futuro, já que, além de sua contínua expansão, permite controles eletrônicos, e deverá permitir, portanto, uma menor sonegação do que os atuais impostos".

MARIO HENRIQUE SIMONSEN

MARIO HENRIQUE SIMONSEN

"Imposto justo é o que se consegue cobrar".

ROBERTO MANGABEIRA UNGER

ROBERTO MANGABEIRA UNGER

"Abolir o Imposto de Renda, seja sobre a pessoa física, seja sobre a pessoa jurídica, …há de ser o primeiro passo".

ALEXANDRE GARCIA

ALEXANDRE GARCIA

"E sobre essa reforma tributária, como dá trabalho. Seria bem mais simples ter um imposto único, que eliminaria a sonegação, a fiscalização, a clandestinidade; estimularia mais investimentos e empregos, faria o país crescer e daria mais arrecadação aos governos. Mas como é simples demais, as cabeças burocratizadas não suportariam a desocupação dos neurônios para outras tarefas".

DELFIM NETTO

DELFIM NETTO

"O professor Marcos Cintra tem estudado teórica e empiricamente esses problemas (os efeitos da cumulatividade) e seus trabalhos merecem atenção porque diminuem a potência da crítica superficial à cascata. Nós continuamos com a crença de que o sistema de valor adicionado é superior (do ponto de vista alocativo, isto é, do desenvolvimento econômico) ao de cascata".

FOLHA DE S.PAULO

FOLHA DE S.PAULO (editorial)

"O Imposto Único permite a compatibilização dos objetivos de maximização da base tributária, profunda e inédita simplificação, e virtual erradicação da corrupção fiscal- promovendo uma arrecadação mais transparente, eficaz, e equânime".

bottom of page