top of page

livros

2009

SOBRE O LIVRO:

A globalização está erodindo a eficiência dos impostos convencionais, como o IVA  (imposto sobre valor agregado). Enquanto isso, uma nova forma de tributação, cobrada em transações bancárias, foi utilizada com sucesso no Brasil (1993-2007).

Com base na tecnologia digital, essa inovação tributária se mostrou à prova de evasão, mais eficiente e menos custosa do que os modelos tributários ortodoxos.

Além disso, a significativa capacidade de arrecadação de receitas da tributação de transações bancárias reviveu o antigo ideal do Imposto Único.

Este livro realiza uma comparação aprofundada qualitativa e quantitativa da eficiência, equidade e custos de conformidade de um imposto sobre transações bancárias em relação aos sistemas tributários ortodoxos, e abre novas perspectivas para o uso da tecnologia bancária moderna na reforma tributária em todo o mundo.

2009

1972

SOBRE O LIVRO:

O texto fornece a base teórica fundamental para a compreensão de fenômenos econômicos focalizando as áreas mais importantes da ciência econômica: Microeconomia, macroeconomia, economia internacional, e desenvolvimento econômico.

1977

SOBRE O LIVRO:

O trabalho abrange o processo de desenvolvimento econômico brasileiro tendo como base de análise o produto principal. A abordagem envolve uma interpretação essencialmente histórica da economia. Assim, a história brasileira foi dividida em períodos que seguem a sequência cronológica dos ciclos de produtos principais e o impulso que esses produtos ocasionaram na geração de renda. A obra inicia-se tratando do período de ocupação do território brasileiro e o estabelecimentos dos primeiros fundamentos econômicos, segue abordando o ciclo do açúcar no século XVII como primeira grande alavancagem no processo de crescimento da economia nacional, passa pelo ciclo do ouro a partir do final do século XVII, para finalmente abranger o ciclo do café como um período de modernização e de preparação para uma economia de base industrial.

1991

SOBRE O LIVRO:

A obra reúne artigos, editoriais, entrevistas e transcrição de palestra a respeito do Imposto Único. A coletânea traz textos de economistas, juristas, advogados e professores que discorrem sobre a proposta do Imposto Único.

2003

SOBRE O LIVRO:

Nesta obra, Marcos Cintra faz um preciso diagnóstico do quadro tributário nacional, enfatizando que a sonegação representa o maior problema a ser combatido. Simulações mostram que a implantação do Imposto Único poderá causar um forte impacto positivo sobre a atividade produtiva nacional, capaz de deflagrar um processo de desenvolvimento auto-sustentado na economia brasileira.

1998

SOBRE O LIVRO:

Reúne coletânea de artigos de autoria do professor Marcos Cintra. A obra trata de temas como tributos e o Imposto Único, além de conter artigos versando sobre a economia brasileira, a ética na política, privatização, globalização, educação, desperdício de recursos públicos, entre outros.

SOBRE O LIVRO:

O trabalho divide-se em três partes. Na primeira é tratado a questão do peso da carga tributária no Brasil, a segunda trata da polêmica do Imposto Único, e, por fim, na parte três são apresentadas dúvidas e respostas sobre o Imposto Único. A primeira parte reúne textos publicados em revistas e jornais, além de vários artigos de tributaristas, professores e economistas, como Dr. Ives Gandra Martins, os ex-ministros Mário Henrique Simonsen e Delfim Neto e o ex-senador Roberto Campos. A segunda parte traz artigos prós e contras à proposta do Imposto Único, onde é apresentado o primeiro artigo publicado no jornal Folha de São Paulo em 1990 tratando do projeto. Por fim, a obra mostra dúvidas referentes ao Imposto Único e esclarecimentos a algumas questões levantadas.

1994

SOBRE O LIVRO:

Marcos Cintra aborda temas importantes relacionados à cidade de São Paulo, como mobilidade, sustentabilidade, convivência e gestão. O livro apresenta uma série de reflexões e propostas para melhorar a qualidade de vida na cidade, com base em experiências e estudos realizados por especialistas e profissionais que atuam na área. O objetivo do livro é contribuir para um debate mais amplo sobre os desafios e oportunidades que a cidade apresenta, buscando soluções inovadoras e sustentáveis para os problemas urbanos.

2008

bottom of page