top of page
  • Marcos Cintra - Diário do Comércio

Sinal de pobreza

De janeiro a setembro deste ano, mais de 2,5 milhões de linhas telefônicas foram desligadas em todo o país por falta de pagamento. Somente no estado de São Paulo, foram desligados 500 mil telefones. Dados do IBGE de 1996 mostram que, até bem pouco tempo, o telefone representava um bem de luxo no Brasil. Dos 11 milhões de aparelhos existentes no país naquela época, 62% estavam concentrados em 5 milhões de famílias ricas e apenas 14% eram de propriedade de 27 milhões de famílias das classes C, D e E. O restante estava com as empresas. A privatização em meados de 1998 expandiu a rede de telefonia fixa no país de 20 milhões para 44 milhões, número ainda abaixo do potencial existente.


Depois de um crescimento de mais de 100% em apenas três anos, o sistema de telefonia esbarra na pobreza crescente da população para poder crescer. A inadimplência aumenta à medida que a rede se expande nas regiões mais carentes das cidades brasileiras. Isso compromete os planos de expansão futura das empresas telefônicas e frustra as pessoas de baixa renda, que tinham na linha telefônica seu objeto de desejo. Muitas pessoas não conseguem sequer pagar a primeira conta depois da linha instalada. A grande inadimplência registrada no setor de telefonia é mais um sintoma da pobreza crescente no país.


O aumento do desemprego e a queda do nível de renda afetam de modo mais intenso as camadas mais pobres da sociedade. Esse aumento da pobreza no Brasil é o resultado de uma política econômica recessiva que busca única e exclusivamente a geração de saldos positivos nas contas do governo para pagar os elevados juros de uma dívida pública que cresceu 900% nos últimos 7 anos.


O país atingiu um estágio recessivo tão profundo que a pobreza cresceu e hoje constitui um terrível gargalo para a implementação de investimentos produtivos. O setor de telecomunicações, um dos mais atrativos na atração de investimentos, é um caso típico. Além disso, a carência de terminais telefônicos consiste em um fator que compromete o desempenho de todo o setor produtivo, uma vez que limita o potencial de comunicação entre as empresas e seus consumidores.


A atual política econômica do governo dá claros sinais de esgotamento. A crise social é visível em todos os cantos do país. O desemprego e suas consequências funestas precisam ser enfrentados com coragem pelos comandantes da política econômica brasileira. O governo, que tanto se vangloriou do Plano Real, deveria ver que o encanto acabou. É hora de deixar o estado letárgico e ver que a pobreza crescente traz muitos riscos. O país pode e deve implementar uma política expansionista, geradora de emprego e renda.


 


Marcos Cintra é deputado federal

Topo
bottom of page