Buscar
  • Marcos Cintra

Live: A segurança humana como base da prosperidade

O Instituto de Inovação e Governança, ÍNDIGO, realizará o 1º Ciclo de Diálogos Públicos, entre 16 e 20/8, sempre às 18h. Os eventos suprapartidários têm a finalidade de dialogar sobre as grandes questões da atualidade que, se bem respondidas pela nossa sociedade, levarão o Brasil ao próximo patamar de evolução.

Neste 1º Ciclo os Diálogos estarão voltados às temáticas de segurança humana, ensino/educação, economia, emprego, segurança pública e proteção social.


Essa troca de ideias com grandes especialistas, será a partida para o desenvolvimento de propostas para o BRASIL que queremos e vamos CONSTRUIR nos próximos anos: um BRASIL MELHOR!


16/08/2021 – 18h Abertura do Ciclo de Diálogos Públicos – Que BRASIL nós queremos e vamos CONSTRUIR? BRASIL MELHOR!

16/08/2021 – 18h10 – Mesa Redonda 1

Tema: A Segurança humana como base da prosperidade – Perspectivas para o Brasil.

O conceito de Segurança Humana tem como objetivo garantir as três condições fundamentais para que cada cidadão consiga prosperar, que são a liberdade de viver em segurança, a liberdade de viver sem carência e a liberdade para viver com dignidade, distribuídas nas dimensões econômica, alimentar, da saúde, do meio ambiente, pessoal, comunitária e política. O tema já é debatido mundialmente. E o Brasil?




Abertura – Luciano Bivar: Presidente do PSL

Expositor – Eduardo Cesar Leite: Advogado. Foi Diretor Presidente do Instituto de Segurança Humana para América Latina e Caribe – ISHALC, Membro do COPLAD (2013/2015), Secretário Executivo (2016/2019), e Secretário Geral (2019/2021) do COPLAD, Programa do Instituto Latino Americano das Nações Unidas, Secretário Geral do Fórum Mundial de Segurança Humana na América Latina – Agenda 2030 da ONU – 2013 e 2018.

Debatedor 1 – Marcos Cintra: Economista. Obteve quatro títulos superiores pela Universidade de Harvard (EUA): Bacharel em Economia (B.A cum laude, 1968), Mestre em Planejamento Regional (M.R.P., 1972), Mestre em Economia (M.A., 1974) e Doutor em Economia (Ph.D.,1985). É professor-titular da Escola de Administração de Empresas de São Paulo – EAESP/FGV, onde ingressou mediante concurso público em 1969. É professor de microeconomia, macroeconomia, finanças públicas, economia agrícola e desenvolvimento econômico nos cursos de Administração de Empresas e de Administração Pública da FGV. Foi chefe do Departamento de Economia da EAESP/FGV entre 1985 e 1987, e diretor da instituição de 1987 a 1991, quando introduziu os cursos de mestrado e doutorado em Economia de Empresas. Autor de diversos livros sobre finanças públicas, teoria econômica e economia agrícola, no Brasil e no exterior.​ Foi vereador em São Paulo – 1993/1996 e 2008/2013, deputado federal 1998/2003. Ocupou diversos cargos de Secretário nas Prefeituras de São Paulo e São Bernardo do Campo/SP de 2003 a 2006. Foi presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) 2016/2018, Secretário Especial da Receita Federal – 2019 e Vice-presidente e diretor administrativo do Instituto INDIGO.

Debatedor 2 – Senadora Soraya Thronicke: Formada em Direito, fez MBA na Fundação Getúlio Vargas e cursou a Escola de Governo da Universidade de Harvard J F. Kennedy, nos Estados Unidos da América. – Como advogada, atuou durante anos representando famílias, mulheres, crianças e adolescentes em situação de risco e patrocinando ações pro bono em casos de Direito Médico e Direitos Civis, além de atuar em contratos e ações internacionais. Foi presidente do Instituto Cabral Gomes & Thronicke, uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo é promover cursos, debates, publicações e seminários e gerir programas de bolsas de estudos nos campos da democracia, desenvolvimento, empreendedorismo e do estado de direito, além de contribuir para o progresso social e econômico do Brasil. Participou por vários anos dos movimentos democráticos de rua, liderando protestos contra a corrupção e patrocinando ações judiciais contra abusos de poder e ilegalidades. Atuação Política – Foi eleita senadora da República em 2018, filiada ao Partido Social Liberal (PSL), em sua estreia na política. É Presidente do PSL Mulher Nacional e Presidente do PSL no Mato Grosso do Sul.

Debatedor 3 – Alexandre Alves: Especialista em desenvolvimento de parcerias estratégicas e plataformas de ação coletiva na área de desenvolvimento socioeconômico sustentável e conservação ambiental junto ao setor privado, universidades, organismos internacionais e organizações da sociedade civil. Trabalhou no desenvolvimento e estruturação do Grupo Mais Unidos (www.maisunidos.org) e da Plataforma de Parceiros pela Amazônia (www.ppa.org.br) que já beneficiaram e transformaram positivamente a vida de milhares de brasileiros (as). Foi professor da Lewis University (EUA) e diretor da faculdade de negócios responsável por implementar a estratégia de internacionalização da universidade. Nos últimos 14 anos tem servido a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID) na Embaixada dos EUA em Brasília na área de engajamento e parcerias com setor privado contribuindo para o fortalecimento das relações Brasil-EUA. É bacharel em Administração pelo Bethany College (EUA) e possui mestrado em negócios internacionais pela Lewis University.