Buscar
  • Marcos Cintra

Live: O papel do Estado como promotor e articulador da segurança pública PARA e COM o cidadão

Instituto de Inovação e Governança, ÍNDIGO, realiza o 1º Ciclo de Diálogos Públicos, entre 16 e 20/8, sempre às 18h. Os eventos suprapartidários têm a finalidade de dialogar sobre as grandes questões da atualidade que, se bem respondidas pela nossa sociedade, levarão o Brasil ao próximo patamar de evolução.


Neste 1º Ciclo os Diálogos estarão voltados às temáticas de segurança humana, ensino/educação, economia, emprego, segurança pública e proteção social.


Essa troca de ideias com grandes especialistas, será a partida para o desenvolvimento de propostas para o BRASIL que queremos e vamos CONSTRUIR nos próximos anos: um BRASIL MELHOR!


19/08/2021 – 18h – Mesa Redonda 4

Tema: O papel do Estado como promotor e articulador da segurança pública PARA e COM o cidadão.”



Construindo uma abordagem integrada e sistêmica entre os eixos da Segurança Pública: Educação e suporte à convivência social, educação e combate às drogas ilícitas, combate ao crime organizado, sistema prisional, saúde e segurança do trabalhador em Segurança Pública etc.

Expositor – Felício Laterça: Formado em Direito. É servidor público há mais de 28 anos, tem ampla experiência na área da Segurança Pública. Foi detetive na Polícia Civil e Oficial de Justiça Avaliador antes de ser aprovado no concurso para Delegado de Polícia Federal. Até abril de 2018 chefiou a Delegacia de Macaé/RJ. Durante a sua chefia obteve destaque no combate à criminalidade, em especial ao tráfico de drogas e o combate à corrupção. É Deputado Federal em seu primeiro mandato.

Debatedor 1 – Marcus Neves: Pós-doutorado em Filosofia Política – Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Coimbra, Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais – Universidad Del Museo Social Argentino, Mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá, Pós-graduado em Filosofia pela Universidade Gama Filho, Pós-graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica; Graduado em Direito pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas. Foi professor universitário e atualmente é Delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Participação Especial – Marcos Cintra: Economista. Obteve quatro títulos superiores pela Universidade de Harvard (EUA): Bacharel em Economia (B.A cum laude, 1968), Mestre em Planejamento Regional (M.R.P., 1972), Mestre em Economia (M.A., 1974) e Doutor em Economia (Ph.D.,1985). É professor-titular da Escola de Administração de Empresas de São Paulo – EAESP/FGV, onde ingressou mediante concurso público em 1969. É professor de microeconomia, macroeconomia, finanças públicas, economia agrícola e desenvolvimento econômico nos cursos de Administração de Empresas e de Administração Pública da FGV. Foi chefe do Departamento de Economia da EAESP/FGV entre 1985 e 1987, e diretor da instituição de 1987 a 1991, quando introduziu os cursos de mestrado e doutorado em Economia de Empresas. Autor de diversos livros sobre finanças públicas, teoria econômica e economia agrícola, no Brasil e no exterior.​ Foi vereador em São Paulo – 1993/1996 e 2008/2013, deputado federal 1998/2003. Ocupou diversos cargos de Secretário nas Prefeituras de São Paulo e São Bernardo do Campo/SP de 2003 a 2006. Foi presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) 2016/2018, Secretário Especial da Receita Federal – 2019 e Vice-presidente e diretor administrativo do Instituto INDIGO.