Buscar
  • Marcos Cintra

ANÁLISE COMPARATIVA DOS PROGRAMAS DE GOVERNO DOS PRINCIPAIS CANDIDATOS

Já avaliou os programas dos candidatos? Veja o que pensa o Instituto Atlântico:


Programas de Governo não definem eleição, a menos de alguma declaração politicamente suicida. Contudo, há sempre uma certa curiosidade dos formadores de opinião – entre os quais imprensa, líderes na sociedade civil – sobre o grau de CONSISTÊNCIA E RELEVÂNCIA dos planos dos candidatos.


O Atlântico, Instituto de Ação Cidadã, organizou uma Análise Comparativa baseada em pontuação de 10 temas (cada tema pontuando de zero a dez) cujos assuntos nossa consultoria encara como absolutamente relevantes num programa desenhado para destravar e estruturar a economia brasileira. Portanto, o teste de RELEVÂNCIA do programa é feito por uma pontuação atribuída por especialistas do Atlântico, individualmente. Em seguida, uma média desses “escores” é tirada e somam-se os pontos obtidos em cada item, por candidato. Este é o primeiro sub-total da pontuação de cada um.


Para “ponderar” a pontuação de RELEVÂNCIA, que seria a “prova eliminatória”, criamos mais quatro critérios que reduzem ou elevam a pontuação anterior em até 8 pontos, para mais ou para menos. São os critérios de CONSISTÊNCIA, que examinarão se os candidatos sabem do que estão falando e se falam, afinal, coisa com coisa. Mas, atenção: tentamos não fazer qualquer juízo de valor conforme um padrão do tipo liberal, social-democrata ou socialista. Perseguimos apenas um padrão de racionalidade e coerência com a ideologia adotada por cada um.


Os pontos obtidos na CONSISTÊNCIA são somados algebricamente aos da RELEVÂNCIA, surgindo então o escore ou pontuação final de cada candidato. Abaixo estão os resultados alcançados, que falam por si. Alguns escores poderão surpreender. Por que o candidato “tirou zero” naquele item? Em geral, isso ocorre quando o tema nem ao menos é cogitado no Programa. Se algo é falado, bem ou mal, o candidato já começa a pontuar e, se oferece algum caminho ou proposta de ação – por mais sucinta que seja – já começa a passar de 5 pontos. Logo, a pontuação não foi “exigente”; reconhecemos que os programas são meras sínteses do pensamento do candidato e resumos de um texto maior.



Breve comentário


Evidencia-se a pobreza temática e falta de consistência quase absoluta dos Programas dos candidatos favoritos das pesquisas, ressaltando porque a execução dos programas dos eleitos deixa tanto a desejar.


Os candidatos meramente postulantes, que nunca foram ou são presidentes, têm muito mais cuidado com a consistência do que dizem. Pontuam bastante mais. Eles têm até fortes diferenças de abordagem, mas o Atlântico não pontuou conforme uma preferência determinada. Respeitaram-se as tendências políticas de cada um.

Ressalta a baixa qualidade do texto do atual presidente. A falta de cuidado é maior no campo econômico, justamente onde haveria mais “professores” dentro do time do governo para oferecer um texto menos dissonante e descuidado. Também é chocante o grau de improvisação do texto do líder nas pesquisas, Luiz Inácio Lula da Silva.

O Atlântico espera ter contribuído para oferecer sua opinião “aritmética” sobre os programas oficiais dos candidatos principais e torce para que os debates das próximas semanas possam iluminar melhor tantos pontos obscuros que importam muito para a vida e para os negócios de milhões de brasileiros.

São Paulo, 20 de agosto de 2022.

Programas de Governo dos Candidatos entregues no TSE

Jair Bolsonaro

https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2022/BR/BR/544/candidatos/908966/5_1660093698051.pdf

Luiz Inácio Lula da Silva

https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2022/BR/BR/544/candidatos/893498/5_1659820284477.pdf

Ciro Gomes

https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2022/BR/BR/544/candidatos/882713/5_1659989903215.pdf

Simone Tebet

https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2022/BR/BR/544/candidatos/280001607833/pje-c6a5300b-Proposta%20de%20governo.pdf



Este trabalho é uma contribuição de técnicos independentes sem viéis ideológico, e não necessariamente reflete as opiniões do Conselho ou Diretoria do Atlântico, Instituto de Ação Cidadã.



Atlântico, Instituto de Ação Cidadã – www.atlantico.org.br


Analise_Comparativa_dos_Programas_de_Governo
.pdf
Download PDF • 183KB