Buscar
  • Marcos Cintra

Live: Como ensinar/educar hoje o cidadão do futuro?

O Instituto de Inovação e Governança, ÍNDIGO, realizará o 1º Ciclo de Diálogos Públicos, entre 16 e 20/8, sempre às 18h. Os eventos suprapartidários têm a finalidade de dialogar sobre as grandes questões da atualidade que, se bem respondidas pela nossa sociedade, levarão o Brasil ao próximo patamar de evolução.


Neste 1º Ciclo os Diálogos estarão voltados às temáticas de segurança humana, ensino/educação, economia, emprego, segurança pública e proteção social.


Essa troca de ideias com grandes especialistas, será a partida para o desenvolvimento de propostas para o BRASIL que queremos e vamos CONSTRUIR nos próximos anos: um BRASIL MELHOR!


17/08/2021 – 18h – Mesa Redonda 2

Como ensinar/educar hoje o cidadão do futuro?

Segundo pesquisa do Fórum Econômico Mundial, 65% das crianças e jovens de hoje exercerão profissões ainda não existentes. Como deve ser o ensino dessas novas gerações? Como adaptarem-se para um mundo em que a única constante será a mudança? Como atualizar a qualidade do ensino público para os padrões necessários de hoje e, ao mesmo tempo, projetá-lo para esse novo mundo exponencial?



Mias informações: https://www.tecmundo.com.br/internet/223227-servicos-google-passam-instabilidade-terca-feira-17.htm




Expositor – Cláudio de Moura Castro: Pesquisador em Educação. É formado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização na Fundação Getúlio Vargas (FGV), mestre pela Universidade de Yale e doutor pela Universidade Vanderblit. Atuou como economista sênior do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e lecionou em inúmeras universidades nacionais e internacionais. Coordenou o Projeto Educacional de Desenvolvimento, dirigiu a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e foi secretário-executivo do Centro Nacional de Recursos Humanos do Ipea. Também chefiou uma unidade de formação profissional na Organização Internacional do Trabalho, em Genebra. Trabalhou no Banco Mundial como economista sênior na área de recursos humanos. Integra o conselho de diversas organizações do terceiro setor e educacionais.

Debatedor 1 – Elizabeth Guedes: Presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares -ANUP. Presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares -ANUP, Presidente da Câmara de Ensino Superior da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino – CONFENEN, Assessora Institucional do Fórum de Executivos Financeiros das Instituições de Ensino Superior- FinanclES, Vice – Presidente do Sindicato das Mantenedoras do Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro-SEMERJ e Diretora Executiva da ABRAES. Foi Sócia Fundadora e Diretora Superintendente do Ibmec Sáo Paulo e do Ibmec Curitiba e Diretora de Operações do Grupo Ibmec Educacional S/A .Pela Rede Internacional de Universidades Laureate ocupou as funções de Diretora de Relações Institucionais, Vice Reitora da Universidade Anhembi Morumbi, Reitora do Centro Universitário IBMR e Vice- Presidente Acadêmica.

Debatedor 2 – Amábile Aparecida Pacios de Andrade: Professora e empresária, possui graduação em Matemática Bacharelado e Licenciatura pela Faculdade Paulista de Ciências e Letras (1979) e graduação em Física Licenciatura. Esteve no quadro de Professores da Universidade Católica de Brasília onde exerceu cargo de Professora da graduação, pós-graduação e outros cargos de direção por 27 anos. Atualmente preside o Grupo Educacional Dromos. Tem experiência na área de administração, com ênfase em Estabelecimentos de Ensino. Presidiu o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino em Brasília por 8 anos, presidiu a Federação Nacional das Escolas Particulares por 4 anos e hoje ocupa o cargo de vice-presidente da mesma Federação. É autora de livros didáticos de Matemática e Física. Atualmente vice-presidente educacional de linhas de pesquisa, CEBRASSE. Palestrante e Conferencista.

Debatedor 3 – Professora Dayane Pimentel: filha de uma técnica em Educação no campo, formou-se em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e pós-graduada em Docência do Ensino Superior. É Professora e já lecionou em escolas públicas e privadas. Atualmente é Deputada Federal pela BA.

Participação Especial – Marcos Cintra: Economista. Obteve quatro títulos superiores pela Universidade de Harvard (EUA): Bacharel em Economia (B.A cum laude, 1968), Mestre em Planejamento Regional (M.R.P., 1972), Mestre em Economia (M.A., 1974) e Doutor em Economia (Ph.D.,1985). É professor-titular da Escola de Administração de Empresas de São Paulo – EAESP/FGV, onde ingressou mediante concurso público em 1969. É professor de microeconomia, macroeconomia, finanças públicas, economia agrícola e desenvolvimento econômico nos cursos de Administração de Empresas e de Administração Pública da FGV. Foi chefe do Departamento de Economia da EAESP/FGV entre 1985 e 1987, e diretor da instituição de 1987 a 1991, quando introduziu os cursos de mestrado e doutorado em Economia de Empresas. Autor de diversos livros sobre finanças públicas, teoria econômica e economia agrícola, no Brasil e no exterior.​ Foi vereador em São Paulo – 1993/1996 e 2008/2013, deputado federal 1998/2003. Ocupou diversos cargos de Secretário nas Prefeituras de São Paulo e São Bernardo do Campo/SP de 2003 a 2006. Foi presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) 2016/2018, Secretário Especial da Receita Federal – 2019 e Vice-presidente e diretor administrativo do Instituto INDIGO.


Mais informações no site do Instituto Índigo.


>> Live do dia 16/08/2021: A segurança humana como base da prosperidade